O Santo Sudário de Turim
Quando, há vinte anos, os testes efectuados ao Sudário de Turim revelaram que o tecido tinha sido fabricado entre 1260 e 1390, os crentes dividiram-se entre os que execraram o carbono 14 e os que exultaram com o pano de linho que cobriu o corpo de Cristo treze séculos antes de ser tecido.
Já antes Verónica tinha perdido a veneração dos crentes porque a santidade se devera à deficiente tradução do grego que confundiu a «verdadeira imagem» com o nome da pia mulher a quem se atribuía o acto de amortalhar o Redentor.
Nessa altura, perdeu a Igreja uma santa mas ganhou três sudários até o Vaticano decidir a autenticidade do de Turim. A ciência, num só dia, destruiu fraudes que resistiram durante séculos e excitaram a piedade dos devotos.
Não ficaram em causa os milagres obrados pela mistificação pia. Hoje sabe-se como são insondáveis os caminhos que os homens criaram para os deuses. Há relíquias autênticas que não conseguem curar uma pneumonia e outras, absolutamente falsas, que suprimem a lepra, eliminam diabetes e curam cancros.
A indústria produz hoje maior número de milagres através da virgem do que o seu filho foi obrigado, durante toda a vida, para provar a filiação divina.
O tecido de linho que os padres associaram à crucificação de Cristo, de 4,4 x 1,1 metros, ou seja, 4,84 metros quadrados de relíquia, é mais falso do que a roupa de marca que se vende na feira do Relógio, mas os milagres obrados graças ao óbolo e às orações são mais espantosos do que os prodígios inventados para os milhares de beatos e santos que os dois últimos pontificados inventaram.
Uma equipa de cientistas italianos garante ter feito uma cópia do Santo Sudário, que os cristãos acreditam ter sido o pano que envolveu o corpo de Cristo.
Perfil de Autor
- Ex-Presidente da Direcção da Associação Ateísta Portuguesa
- Sócio fundador da Associação República e laicidade;
- Sócio da Associação 25 de Abril
- Vice-Presidente da Direcção da Delegação Centro da A25A;
- Sócio dos Bombeiros Voluntários de Almeida
- Blogger:
- Diário Ateísta http://www.ateismo.net/
- Ponte Europa http://ponteeuropa.blogspot.com/
- Sorumbático http://sorumbatico.blogspot.com/
- Avenida da Liberdade http://avenidadaliberdade.org/home#
- Colaborador do Jornal do Fundão;
- Colunista do mensário de Almeida «Praça Alta»
- Colunista do semanário «O Despertar» - Coimbra:
- Autor do livro «Pedras Soltas» e de diversos textos em jornais, revistas, brochuras e catálogos;
- Sócio N.º 1177 da Associação Portuguesa de Escritores
http://www.blogger.com/profile/17078847174833183365
http://avenidadaliberdade.org/index.php?content=165