Loading
  • 1 de Fevereiro, 2015
  • Por Carlos Esperança
  • Ateísmo

“EM VERDADE VOS DIGO” – Crónica Ateísta (9)

Por

Onofre Varela

Valores e Princípios (2)

Uma outra pessoa entrevistada naquele programa das manhãs televisivas, garantiu que baptizou o filho, alegadamente porque “temos de transmitir valores e princípios”, e referiu a aprendizagem escolar como exemplo comparativo: “se (aos filhos) os ensinamos a ler e a contar, igualmente teremos de lhes transmitir valores e princípios.
Por isso baptizei o meu filho”(!?!).

Só mesmo por fé se pode afirmar que se colhem “valores e princípios” no acto folclórico do baptismo religioso!… E só por ignorância se pode dizer que a militância religiosa é tão importante quanto saber ler, escrever e contar! Na verdade a cerimónia religiosa do baptismo não acrescenta nada aos “valores e aos princípios” daquele cidadão, se tais preceitos éticos não lhe forem ensinados para lá da pia baptismal.

Os “valores e os princípios” de uma sociedade são aprendidos e apreendidos no dia-a-dia da vida prática, no exemplo comportamental da família e dos vizinhos, na lição dos mestres que temos na escola e, até, nas palavras e nos actos dos políticos que nos governam (profundamente católicos) cujos “valores e princípios” sociais e económicos desgraçaram este país! Os valores e os princípios dos cidadãos, não são religiosos, mas laicos. Os valores da amizade, da entre-ajuda e da justiça, mais os princípios morais que nos conduzem ao respeito pelo outro tratando-o como igual, não são pertença das religiões, mas são, sim, preceitos laicos que pertencem a todas as sociedades espalhadas por todos os quadrantes do planeta, independentemente da religião professada. Os valores sociais e os princípios comportamentais fazem parte de um entendimento ético universal, e só são desrespeitados por grupos deslocados e socialmente extraviados, como gangues de ladrões, grupos xenófobos, exércitos ao serviço de ditadores (e estes próprios) e religiosos fundamentalistas.

Quando se afirma a Religião como cultivadora de valores e princípios, isso não é garantia do bom comportamento social do religioso. Tudo depende da qualidade do entendimento do crente. Lembremo-nos que os católicos da Santa Inquisição, e os islamitas radicais, ficaram (e ficam) na História por assassinarem de acordo com os seus “valores e princípios” religiosos.

OV
(O autor escreve sem obedecer ao último Acordo Ortográfico)

Diário de uns Ateus – Texto publicado na GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA, um jornal que merece aplausos de todos os ateus, por ter aberto as suas páginas à opinião de um ateu.

Perfil de Autor

Website | + posts

- Ex-Presidente da Direcção da Associação Ateísta Portuguesa

- Sócio fundador da Associação República e laicidade;

- Sócio da Associação 25 de Abril

- Vice-Presidente da Direcção da Delegação Centro da A25A;

- Sócio dos Bombeiros Voluntários de Almeida

- Blogger:

- Diário Ateísta http://www.ateismo.net/

- Ponte Europa http://ponteeuropa.blogspot.com/

- Sorumbático http://sorumbatico.blogspot.com/

- Avenida da Liberdade http://avenidadaliberdade.org/home#

- Colaborador do Jornal do Fundão;

- Colunista do mensário de Almeida «Praça Alta»

- Colunista do semanário «O Despertar» - Coimbra:

- Autor do livro «Pedras Soltas» e de diversos textos em jornais, revistas, brochuras e catálogos;

- Sócio N.º 1177 da Associação Portuguesa de Escritores

http://www.blogger.com/profile/17078847174833183365

http://avenidadaliberdade.org/index.php?content=165