O Sr. Teodoro da Madeira
Na Madeira, vai realizar-se o enterro do Senhor Jesus, funeral sem morto, uma paródia que se repete todos os anos, com o ar sorumbático dos gatos-pingados do costume e as orações que se repetem.
Apesar do funeral, o pessoal calejado nestas encenações já sabe que no Domingo pode mudar o ar sorumbático e pôr um sorriso domingueiro a que as vitualhas acrescentarão sinergia.
O morto é a fingir, tal como a ressurreição, um espectáculo encenado para manter a fé, entreter os crentes, pôr as sotainas em movimento e o bispo a passear o báculo, abanar a mitra, exibir o anel de brilhantes à fúria osculatória dos beatos e viajar debaixo do pálio com os vassalos a içar as varas.
Estas festas são um hábito sofrido que os proxenetas do morto a fingir têm o direito de viver em angústia mística até ao delírio alucinado da ressurreição do artista ausente.
Grave é a vocação totalitária do bispo, dos padres e outros parasitas de Deus que acham a sua dor, pela morte de Cristo, de sofrimento colectivo obrigatório, incompatível com festas profanas.
Vêem na música a heresia capaz de pôr de mau humor o cadáver. Consideram a alegria juvenil um pecado. A violência da fé não consente a liberdade da festa. Ainda que fosse verdadeira a morte, mesmo que a alegria dos jovens denotasse mau gosto, era um direito de cidadania.
As ameaças, intimidações e provocações à realização do «Madeira Paradise Dance Tour 2006» são uma manifestação de intolerância e de vocação totalitária.
Os apaniguados do bispo, avençados da hóstia e da procissão, têm a marca genética dos velhos padres rurais com um zero na cabeça que Guerra Junqueiro apelidava «a marca do fabricante».
Espera-se que Deus e os jovens não se envolvam em escaramuças. Dos padres sabemos que virá a gasolina que apaga os fogos – uma velha vocação pirómana de sabor cristão.
Perfil de Autor
- Ex-Presidente da Direcção da Associação Ateísta Portuguesa
- Sócio fundador da Associação República e laicidade;
- Sócio da Associação 25 de Abril
- Vice-Presidente da Direcção da Delegação Centro da A25A;
- Sócio dos Bombeiros Voluntários de Almeida
- Blogger:
- Diário Ateísta http://www.ateismo.net/
- Ponte Europa http://ponteeuropa.blogspot.com/
- Sorumbático http://sorumbatico.blogspot.com/
- Avenida da Liberdade http://avenidadaliberdade.org/home#
- Colaborador do Jornal do Fundão;
- Colunista do mensário de Almeida «Praça Alta»
- Colunista do semanário «O Despertar» - Coimbra:
- Autor do livro «Pedras Soltas» e de diversos textos em jornais, revistas, brochuras e catálogos;
- Sócio N.º 1177 da Associação Portuguesa de Escritores
http://www.blogger.com/profile/17078847174833183365
http://avenidadaliberdade.org/index.php?content=165