Jihad Católica?
Seguindo o artigo do Ricardo Carvalho
O cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, apelou hoje à «rebelião» dos cristãos face aos «senhores destes tempos» que exigem o silêncio dos cristãos «invocando imperativos de uma sociedade aberta»
Quem é que anda a exigir o silêncio dos cristãos? Onde acontece isso no mundo ocidental? Pelo contrário, cada vez mais os católicos têm oportunidades (e cobertura mediática a acompanhar) para emitirem os seus dislates.
Estamos perante é um apelo a uma «Jihad Católica». Claro que, tal como os Muçulmanos, não faltarão católicos que dirão que a expressão do cardeal está tirado do contexto, e que não significa literalmente «rebelião», que Bertone está a apelar a uma «luta» simbólica, que está a tentar promover diálogo e que a sua preocupação é a livre expressão dos católicos.
Mas as palavras não mentem, mesmo que sejam lapsos Freudianos: o que a Igreja Católica está preocupada (assim como a Islâmica) é nos «imperativos de sociedades abertas». Porque por eles, voltávamos ao obscurantismo da Idade Média, onde os «senhores desses tempos» eram eles, e só eles.
Verdadeiramente lamentável e preocupante.