Opus Dei: Estratégia de poder
«Obedecer… – Caminho seguro. Obedecer cegamente ao superior » (Caminho, 914)
«Não desaproveites a ocasião de abater o teu próprio juízo: – Custa…, mas que agradável é aos olhos de Deus» (Caminho, 177)
Como bem escreve Alberto Dines, eleito como «A Personalidade da Comunicação» no Brasil em 2002, «A Opus Dei não é uma ordem, devoção ou confissão religiosa, é um projecto de poder político-financeiro-mediático que se desenvolveu na Espanha no período final do franquismo (quando chegou a ter 11 ministros e posteriormente 18) e, em seguida, espraiou-se pela América Latina».
No Brasil (e em toda a América Latina) os tentáculos da Opus Dei invadem os pontos fulcrais da sociedade. Infiltram o meio financeiro e infiltram especialmente os media. Na política, Geraldo Alkcmin, pré-candidato à presidência do país, é um dos políticos brasileiros que melhor ilustra não só as manobras políticas como também a estratégia de poder desenvolvida por esta sinistra organização.
O seu secretário da educação Gabriel Chalita, o tal que é uma das figuras centrais da programação da rede Canção Nova, uma sucursal da Fundação João Paulo II, conseguiu destruir o sistema público de ensino básico e secundário de São Paulo em tempo recorde. Destruição porque Chalita embora clamando uma diminuição do número de abandonos escolares e de reprovações, implementou reformas que conduziram à formação de «ovelhas» que ruminam sem digerir matéria mastigada por outrem e são incapazes de um pensamento ou análise crítica. Futuros cidadãos, completamente desprovidos de sentido crítico e com a capacidade de raciocínio ideal para serem alvos de proselitismo e lavagem cerebral, que engolirão sem pestanejar toda a «pia» matéria debitada pelos media controlados por esta organização!
Estratégia repetida nos países em que a Obra está instalada. Como o próprio Escrivá revelou «O fim específico [da Opus Dei] é trabalhar com todas as forças para que as classes dirigentes, principalmente os intelectuais, adiram aos preceitos [da Obra]» e passa por formar fanáticos, «Oxalá que o teu ‘fanatismo’ se torne cada dia mais forte pela Fé, única defesa da única Verdade» (Sulco, 933), que «libertem» a sociedade das ateias e blasfemas ameaças para a dita fé: «’liberdade’ que aprisiona; ‘progresso’ que faz regressar à selva; ‘ciência’ que esconde ignorância» (Sulco, 933).
Para este retorno aos gloriosos tempos da Idade Média e esplendor da Cristandade, sem qualquer contaminação da famigerada liberdade, progresso ou ciência, em primeiro lugar e principalmente, a Obra investe fortemente no recrutamento de intelectuais e dirigentes, aqueles que governam de facto o destino dos povos e, sobretudo, lhes ministram educação e cultura. Depois de terem operacionais em lugares chave, especialmente na educação, esses operacionais procedem a «reformas» que produzem massas amorfas incapazes de pensamento independente. O espírito crítico, extremamente nocivo à fé, deve ser combatido sem tréguas «É má disposição ouvir as palavras de Deus com espírito crítico» (Caminho, 945).
Assim, não é de estranhar que tantos ministros da Educação nos países em que a Opus Dei estendeu a sua teia de poder estejam ligados à Obra. Para além do exemplo já referido no estado de São Paulo ou de Ruth Kelly, a ministra da Educação Opus Dei de Tony Blair que se devota em destruir o sistema público de ensino britânico, não esqueçamos que foi Roberto Carneiro, mais a sua aberrante teoria que a Educação nacional deveria ser dirigida não para o desenvolvimento individual mas sim dirigida para formar «carneiros», mais concretamente deveria «Fomentar a integração da criança em grupos sociais diversos»*, quem despoletou o processo que conduziu o ensino nacional ao estado actual.
* é criada, para todos os alunos do ensino básico e secundário, a disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Social …” (Dec.-Lei 286/89, artº 7 ponto 2.)
Estabelece o ponto 5 do artº 7º que é obrigatória esta formação «social» seja ela garantida pela disciplina de DPS – Desenvolvimento Pessoal e Social – ou pela disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica ou de outras confissões pois que, obrigatoriamente, os alunos terão de optar por uma delas (ponto 4 do mesmo artigo 7º).