O juiz decidiu
Como a Palmira assinalou no artigo «Neo-Criacionismo 0 – Ciência 1», nos EUA um juiz proibiu o ensino da teoria divina, considerando inconstitucional o criacionismo como alternativa ao ensino do evolucionismo.
Há quase século e meio, Darwin apresentou a teoria da evolução das espécies e reduziu a cacos o mito da criação, comum às três religiões monoteístas, mito que transformava os primórdios da reprodução em mero artesanato da olaria divina.
Deus gozava até então de enorme credibilidade e os seus padres de grande prestígio. A ciência feriu de morte a mitologia, debilitou a fé e pôs em risco os negócios religiosos.
Valeu a capacidade de adaptação dos tartufos.
Não é Deus que move as religiões, é o poder. Pouco importa aos padres que as pessoas da Santíssima Trindade sejam três ou trezentas, que os mandamentos sejam dez ou cem, que tenham sido dados a Moisés ou a Maomé, que os pecados se lavem com detergente ou com a confissão, que as missas sejam em vernáculo ou em latim.
É preciso que haja criancinhas para mergulhar em água benta, cristãos que estendam a língua à partícula com a sofreguidão com que nas cervejarias devoram tremoços, beatos que vão em peregrinação aos sítios onde poisa a Virgem, supersticiosos que comprem indulgências e governos que untem a máquina da fé com o óbolo do erário público.
A religião não é só o tóxico que envenena a mente, é o placebo que alimenta o ócio do clero e o proselitismo dos alcoviteiros do divino. E o Paraíso é apenas uma falsa empresa de apartamentos explorada por promitentes vendedores.
Perfil de Autor
- Ex-Presidente da Direcção da Associação Ateísta Portuguesa
- Sócio fundador da Associação República e laicidade;
- Sócio da Associação 25 de Abril
- Vice-Presidente da Direcção da Delegação Centro da A25A;
- Sócio dos Bombeiros Voluntários de Almeida
- Blogger:
- Diário Ateísta http://www.ateismo.net/
- Ponte Europa http://ponteeuropa.blogspot.com/
- Sorumbático http://sorumbatico.blogspot.com/
- Avenida da Liberdade http://avenidadaliberdade.org/home#
- Colaborador do Jornal do Fundão;
- Colunista do mensário de Almeida «Praça Alta»
- Colunista do semanário «O Despertar» - Coimbra:
- Autor do livro «Pedras Soltas» e de diversos textos em jornais, revistas, brochuras e catálogos;
- Sócio N.º 1177 da Associação Portuguesa de Escritores
http://www.blogger.com/profile/17078847174833183365
http://avenidadaliberdade.org/index.php?content=165