Os métodos científicos da teologia
BÍBLIA CRISTÃ – COMO FOI ORGANIZADA
A seleção dos evangelhos canónicos para serem incluídos na Bíblia cristã só foi feita no concílio de Niceia (325 d.C.) e ratificada no de Laodiceia (363), muito tempo depois de os mesmos terem sido redigidos.
Tal trabalho realizou-se com o clero cristão a obedecer à vontade férrea do Imperador Constantino e cumprindo a política por ele desejada para o Império Romano.
Os critérios, supostamente de inspiração divina, são indigentes, assim como os milagres que se afirma terem sucedido durante o seu estabelecimento.
O processo utilizado, para distinguir entre textos verdadeiros e falsos foi, segundo a tradição, o da «eleição milagrosa».
Foram apresentadas quatro versões diferentes para justificar a preferência pelos quatro livros canónicos escolhidos:
Depois de os bispos terem rezado muito, os quatro textos voaram por si sós e foram pousar-se sobre um altar;
Puseram todos os evangelhos em competição sobre um altare os apócrifos caíram ao chão, enquanto os canónicos não se mexeram;
Depois de escolhidos, os quatro foram colocados sobre o altar e foi pedido a Deus que se neles houvesse qualquer palavra falsa os fizesse cair ao chão, o que não sucedeu com nenhum deles;
O Espírito Santo, na forma de uma pomba, penetrou no recinto de Niceia e pousando no ombro de cada bispo sussurrou a cada um deles quais eram os evangelhos autênticos e quais os apócrifos. Esta última versão revelaria, além do mais, que uma boa parte dos bispos presentes no concílio eram surdos ou muito incrédulos, visto ter havido grande oposição àselecção – por voto maioritário, que não unânime – dos quatro textos canónicos actuais.
Santo Ireneu (c. 130 a 200) justificou a selecção dos livros canónicos do seguinte modo:
«o Evangelho é a coluna da Igreja, a Igreja está espalhada por toda a Terra, a Terra tem quatro direções, convém portanto que haja também quatro Evangelhos. … O Evangelho é o sopro ou relato divino da vida para os homens e, como há quatro ventos cardiais, é necessário que existam quatro Evangelhos… O Verbo criador do universo reina e brilha sobre os querubins, os querubins têm quatro formas, e é aqui que o Verbo nos obsequiou com quatro Evangelhos“. Esta explicação baseia-se no seguinte texto do Apocalipse: Depois disto vi quatro anjos que estavam de pé nos quatro ângulos da terra (na época julgava-se a terra plana e com quatro ângulos e não redonda), e retinham os seus quatro ventos para que não soprasse sobre a terra vento algum … (Ap 7, 1).
Como a autenticidade dos evangelhos canónicos não era unanimemente reconhecida pelos bispos cristãos, tendo sido preciso que a autoridade da Igreja a impusesse mediante uma votação maioritária num concílio, que autoridade pode ter uma Igreja que afirma basear a sua autoridade nuns evangelhos duvidosos que ela própria teve de avalizar quando nem ela nem os textos gozavam ainda de qualquer autoridade?
Para mais, os milagres e argumentação são de uma pobreza chocante e sem fundamento científico, embora de inspiração divina, que tudo sabe…
Extraído de Mentiras Fundamentais da Igreja Católica, de Pepe Rodíguez, 1997, 3ª Edição Portuguesa Terramar, 2007, páginas 68 e 69.
Nota: Texto enviado pelo leitor C. F.
Perfil de Autor
- Ex-Presidente da Direcção da Associação Ateísta Portuguesa
- Sócio fundador da Associação República e laicidade;
- Sócio da Associação 25 de Abril
- Vice-Presidente da Direcção da Delegação Centro da A25A;
- Sócio dos Bombeiros Voluntários de Almeida
- Blogger:
- Diário Ateísta http://www.ateismo.net/
- Ponte Europa http://ponteeuropa.blogspot.com/
- Sorumbático http://sorumbatico.blogspot.com/
- Avenida da Liberdade http://avenidadaliberdade.org/home#
- Colaborador do Jornal do Fundão;
- Colunista do mensário de Almeida «Praça Alta»
- Colunista do semanário «O Despertar» - Coimbra:
- Autor do livro «Pedras Soltas» e de diversos textos em jornais, revistas, brochuras e catálogos;
- Sócio N.º 1177 da Associação Portuguesa de Escritores
http://www.blogger.com/profile/17078847174833183365
http://avenidadaliberdade.org/index.php?content=165