Deus e os crentes no mercado das crenças
Deus é a explicação por defeito para todas as angústias, a mezinha que substitui os chás e evita os calmantes, o placebo a que se agarram todos os crédulos em horas de aflição.
Sabe-se que os livros sagrados foram reescritos e alterados ao longo da história para que as narrativas se tornassem mais verosímeis, que as mentiras e monstruosidades estão a ser mitigadas por especialistas encartados, para as aclararem de forma a torná-las menos abomináveis. Os alquimistas das ideias chamam-se teólogos e os charlatães da fé são os sacerdotes.
De todas as aldrabices pias, incluindo as 70 virgens que esperam os suicidas dementes, os rios de mel doce que correm pelo Paraíso e os coros celestiais que os anjos chilreiam, poucas são tão idiotas como os milagres que os cadáveres seculares obram. Alguns são provocações políticas, outros meros contratos para cobrar emolumentos e satisfazerem a superstição dos compatriotas ingénuos.
Pode-se perguntar o que leva o Diário Ateísta a denunciar as burlas que os dois últimos Papas elevaram a níveis industriais, mas a razão que levou JP2 a dizer que a bentinha de Belazaima, a beata Alexandrina, esteve mais de uma década sem comer nem beber e em anúria, alimentada apenas por hóstias consagradas, é a mesma que leva as pessoas sãs a denunciar o embuste.
Ninguém se preocupa em entrevistar a D. Guilhermina de Jesus cujo olho esquerdo foi curado de uns salpicos ferventes de óleo de fritar peixe por D. Nuno, nem um jornalista se dá ao trabalho de explorar o filão de humor que podia nascer de uma entrevista. Nem, ao menos, alguém pergunta como sabe a ICAR que foi D. Nuno a fazer de colírio e não D. Afonso Henriques que, por ter batido na mãe, tem sido mais difícil de canonizar!
Os crentes calam-se com as mentiras das suas Igrejas e combatem os ateus, que apenas pretendem um pouco de bom senso na indústria que cobre de ridículo os autores e que, a prazo, a levará à falência.
É a vida.
Perfil de Autor
- Ex-Presidente da Direcção da Associação Ateísta Portuguesa
- Sócio fundador da Associação República e laicidade;
- Sócio da Associação 25 de Abril
- Vice-Presidente da Direcção da Delegação Centro da A25A;
- Sócio dos Bombeiros Voluntários de Almeida
- Blogger:
- Diário Ateísta http://www.ateismo.net/
- Ponte Europa http://ponteeuropa.blogspot.com/
- Sorumbático http://sorumbatico.blogspot.com/
- Avenida da Liberdade http://avenidadaliberdade.org/home#
- Colaborador do Jornal do Fundão;
- Colunista do mensário de Almeida «Praça Alta»
- Colunista do semanário «O Despertar» - Coimbra:
- Autor do livro «Pedras Soltas» e de diversos textos em jornais, revistas, brochuras e catálogos;
- Sócio N.º 1177 da Associação Portuguesa de Escritores
http://www.blogger.com/profile/17078847174833183365
http://avenidadaliberdade.org/index.php?content=165