Loading

Mês: Outubro 2017

31 de Outubro, 2017 Carlos Esperança

500.º aniversário das Teses de Lutero – 31 de outubro de 2017

Há quinhentos anos, Martinho Lutero enviou as famosas 95 Teses anexadas a uma carta a Alberto de Mainz, Arcebispo de Mainz, tornando-se este monge agostiniano na principal referência da Reforma Protestante.

Ter posto em causa dogmas da Igreja católica e, sobretudo, a autoridade do Papa, foi a heresia que fez mais pelo progresso e pela emancipação do pensamento do que todas as verdades aceites até aí.

É hoje irrelevante que o Paraíso se possa comprar a retalho ou por junto, que os pecados possam ser perdoados em euros ou orações, que o Papa seja infalível ou mero CEO de uma multinacional da fé. Uma heresia é sempre mais fecunda do que qualquer verdade absoluta. E a forma de conquistar o Paraíso, para os que sonham com uma vida para além da única e irrepetível que nos cabe, é mera opção de quem tem fé.

Depois de Lutero, excomungado pelo Papa, que viu prejudicados os seus negócios com as indulgências e fugir-lhe a clientela, agora repartida por outras obediências, a Europa ganhou o hábito de pensar e, sobretudo, a capacidade de contestar as ideias feitas.

Lutero não perdeu os tiques autoritários do clero nem se curou do antissemitismo que o cristianismo transporta ao atribuir aos judeus a morte do seu Deus, mas transmitiu para o futuro o espírito crítico como hábito e a reflexão como método.

Não cabe a um ateu julgar o intelectual que abriu novos caminhos à fé, mas enaltecer o homem que acabou por abrir novos horizontes para a razão.

Seria injusto deixar passar uma data que marcou a História e esquecer o homem que fez História.

28 de Outubro, 2017 Luís Grave Rodrigues

Ovinos…

28 de Outubro, 2017 Carlos Esperança

A Bíblia está em vigor

Sempre foi assim!…

O recente Acórdão da Relação do Porto é uma pequena viagem da jurisprudência entre o tribunal de Felgueiras e o da Relação, com inquietante unanimidade, num país onde a norma do Código Penal de 1886, que prescrevia a saída da comarca por seis meses para o homem que matasse a mulher “em flagrante de adultério”, só foi revogada em 1975.

Há quem veja na indignação face à jurássica mentalidade de vários juízes um exagero, quando uma mulher foi injuriada, assediada, metida à força num veículo e agredida com “um pau comprido com a ponta arredondada, onde se encontravam colocados pregos”, por dois indivíduos primitivos, o marido e aquele com quem manteve, durante meses, um relacionamento amoroso.

Parece uma viagem de regresso, de ‘maio de 68’ a ‘28 de maio’ (1926), conduzida por beneditinos a caminho do Santo Ofício, certos de que existirá em qualquer época um Torquemada na defesa da moral e dos bons costumes.

Omite-se que a vítima não recorreu do vexame a que foi sujeita, da injustiça que sofreu, da dor que suportou, com feridas profundas, a sangrar por dentro, enquanto os algozes ficaram em liberdade porque a alegada opinião pública ou os códigos de um “manual de maus costumes” da Idade do Bronze tornam socialmente compreensível e tolerável o que rejeita a Constituição de um país laico e civilizado. Foi uma Procuradora que, sem êxito, recorreu da iniquidade com que não podemos conformar-nos.

Esperava não voltar a este revoltante assunto, mas o respeito pela igualdade de género e a decisão da PGR (talvez juridicamente inatacável) de impedir o recurso para o Tribunal Constitucional de uma decisão em que o julgador se permitiu humilhar a vítima por um ato que não é crime e, por isso, foi benevolente para os algozes pelo crime que o é.

Os discursos do Presidente do STJ e do Presidente da Relação são ininteligíveis para um leigo. Palavras da 4.ª figura do Estado, Ataíde das Neves, são o chumbo derretido numa ferida: «A intensidade e violência das críticas não será [sic] um serviço prestado às vítimas, mas a todos aqueles que, sentados nas bancadas ou chorando lágrimas de crocodilo, fazem o jogo da discriminação e da perda de confiança na justiça».

Eu estou sentado, e aquela mulher? Ah! Sempre foi assim…

É a vontade de Deus.

27 de Outubro, 2017 Carlos Esperança

Talvez sejam ateus!

Chefe do Estado Maior turco rejeita tentativas de associar o Islão ao terrorismo

“Devemos fazer um esforço conjunto para evitar adjetivos deste tipo”, disse Akar

Chefe do Estado Maior turco rejeita tentativas de associar o Islã ao terrorismo

O chefe do Estado Maior da Turquia, o capitão-general Hulusi Akar, falou na “Conferência dos Chefes da EM sobre o Combate aos Grupos Terroristas Pro-Violentos”, assistida por chefes de Estado Maior de 73 países, além de representantes da OTAN e da UE .

Uma das questões discutidas durante a conferência realizada na base militar de Fort Belvoir (Virgínia), EUA, foi a necessidade de um esforço conjunto para evitar que o islamismo e o terrorismo sejam associados.

O chefe do Estado Maior turco sublinhou que “é errado associar a religião islâmica com grupos terroristas”. “Devemos fazer um esforço conjunto para evitar adjetivos desse tipo”, disse Akar depois de se referir a contribuição da Turquia para a segurança regional.

Outra questão tocada durante a reunião foi a luta da Turquia contra o grupo terrorista FETÖ/PDY. Akar precisou que o grupo tentou pôr em perigo a segurança nacional do país.

26 de Outubro, 2017 Carlos Esperança

Quem é JC?

JESUS NADA MAIS É DO QUE O SOL INVICTUS, OU SOL INVENCÍVEL !! Ocorre que o Sol é apenas uma estrela média, muito embora do tamanho de 1.300.000 (um milhão e trezentas mil Terras) !! EXISTEM NO UNIVERSO VISÍVEL MAIS DE 70.000.000.000.000.000.000.000 (70 SEXTILHÕES) DE ESTRELAS OU SÓIS, alguns MILHÕES DE VEZES MAIORES DO QUE A NOSSA ESTRELA SOL !! (estimativas cuidadosas de diversos astrônomos, que usaram potentíssimos telescópios durante muito tempo, estudos concluídos em 2003 na Universidade Nacional da Austrália).

Nós supomos que possam haver no Universo visível mais de 350 QUINTILHÕES DE PLANETAS COM QUALQUER TIPO DE VIDA, RUDIMENTAR OU AVANÇADA !!
Nossas estimativas: 5 planetas para cada sol ou estrela (a nossa estrela Sol tem 8 planetas): 70 sextilhões de sóis X 5 planetas = 350 sextilhões de planetas.

Supondo que haja apenas um planeta com qualquer tipo de vida, teríamos: 70 sextilhões de planetas divididos por 1.000 planetas (999 planetas sem vida, e somente 1 com vida), chegaríamos ao mínimo de 350.000.000.000.000.000.000 (350 quintilhões de planetas) COM QUALQUER TIPO DE VIDA !!

25 de Outubro, 2017 Carlos Esperança

A propósito dos incêndios – lido no Faceboock

A notícia – critica e alarmista – avisa os incautos que o homem que vai liderar a prevenção aos incêndios tem ligações à indústria do papel. Se fosse à dos fósforos era pior.

O divertido da notícia, é que ela é da Rádio Renascença, a emissora da Igreja Católica.

O que diríamos de um título do género: O homem que lidera a Rádio Renascença tem ligações a uma organização que se corresponde com o além, que fala com espíritos, que acredita que o mundo foi criado em 7 dias… Está ligado a uma organização que acredita na reencarnação e na ressurreição, que acredita que uma virgem deu à luz um deus! O homem que lidera a Rádio Renascença está ligado a uma organização fundada por uma seita de judeus que se reuniu à volta de um jovem fazedor de milagres.. que nunca teve emprego nem profissão!

25 de Outubro, 2017 Carlos Esperança

«O Antigo Testamento é um manual de maus costumes» (José Saramago)

Ironically in the month of the “me too” campaign, a judge in Portugal, 2017, has mitigated the guilt of two men who kidnapped and brutally attacked a woman due to her poor conduct as a “dishonest” woman. Briefly summarising the facts, a married woman had an affair – when she decided to end it, the former lover kidnapped her and called the husband to beat her up. Casual, right? The judge decided to almost exonerate both men, seeing that they had been “humiliated” by the actions of this dishonest woman. Amongst other things, the judge quoted the bible (where it is stated that adulterous women should be killed), outdated criminal law and referred to countries in which adulterous women are stoned to death. This decision is not just shocking, it’s terrifying.

Ironicamente, no mês da campanha “Eu também um juiz em Portugal, 2017, tem a culpa de dois homens que raptaram e atacaram brutalmente uma mulher devido à sua má conduta como uma mulher” desonesta Resumindo os factos, uma mulher casada teve um caso – quando decidiu acabar com ele, o ex-AMANTE RAPTOU-a e chamou o marido para lhe bater. Casual, não é? O Juiz decidiu quase exonerar ambos os homens, vendo que tinham sido “humilhados” pelas ações desta mulher desonesta. Entre outras coisas, o juiz citou a Bíblia (onde se afirma que as mulheres adúltera devem ser mortas), o direito penal ultrapassada e se refere a países em que as mulheres adúltera são pedrado até à morte. Esta decisão não é apenas chocante, é aterrorizante.

Suspended sentence for ex-husband and ex-lover who used nail-spiked club as judges note the Bible say ‘that an adulteress should be punished with death’
THEGUARDIAN.COM
D1A – A tradução é má, mas o conteúdo demonstra a perversidade do AT e dos seus seguidores.