Loading

Mês: Novembro 2016

29 de Novembro, 2016 Carlos Esperança

Uma boa notícia

DACA — Membros do governo de Bangladesh estão considerando retirar o islamismo como religião oficial do país depois de um político de alto escalão afirmar que a população adotou “uma forma de secularismo”. Abdur Razzak, um dos principais líderes do partido do governo, propôs a retirada da religião da constituição do país durante debate no National Press Club (clube profissional de jornalistas, em tradução livre).

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/religiao/bangladesh-considera-retirar-islamismo-como-religiao-oficial-20475243#ixzz4RPy9VfyC
© 1996 – 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

29 de Novembro, 2016 Carlos Esperança

Há quem tenha menosprezado o perigo

O Islão envenena a Turquia

(Texto e foto publicados em 4-8-2011)

Há muito que desconfio do comportamento beato do primeiro-ministro turco Recep T. Erdogan que a Europa e os EUA apelidam de islamita moderado.

Tenho dificuldade em compreender o que é um crente moderado de qualquer religião, em saber se é aquele que acredita em deus três dias por semana e descrê nos restantes, se é o que reduz as orações a metade das recomendadas ou se há quem, sendo crente, respeite e defenda os que acreditam numa religião diferente e os que duvidam de todas.

No caso de Erdogan duvido que a moderação o leve a aligeirar o jejum sem se abster de comer, beber ou ter relações sexuais do nascer ao pôr do Sol durante todo o Ramadão. Quem tenha lido o Antigo Testamento é obrigado a desconfiar de quem leva a sério a alegada vontade de deus: a violência, o racismo, a xenofobia, a crueldade e o espírito misógino. E o Corão é o mais implacável manual de violência e desumanidade das religiões do livro.

A Turquia tem vivido entre a vigilância da defesa da laicidade pelas Forças Armadas e o poder judicial e a tentativa de destruição da sociedade laica pelo partido confessional de Erdogan. Não há governo democrático sob a tutela militar e judicial mas o seu acesso ao poder pela via democrática não garante o respeito pelos direitos, liberdades e garantias que os Estados modernos consagram.

A detenção de mais de 170 oficiais no activo e de 77 na reserva reforça o poder de Erdogan, eleito democraticamente, mas não garante a laicidade que tem vigorado na Turquia. Um dos mais poderosos exércitos da NATO pode transformar-se na guarda pretoriana do islamismo com a força das armas a abandonar Washington e a virar-se para Meca.

erdogan-e-gaja

28 de Novembro, 2016 Carlos Esperança

O ridículo não mata

Eliza Bartkiewicz/episkopat.pl / Flickr

Jesus Cristo coroado Rei da Polónia.

«Jesus Cristo foi oficialmente coroado como Rei da Polónia numa cerimónia religiosa que juntou milhares de peregrinos, entre os quais o presidente Andrzej Duda e vários outros políticos do país.

A “entronização” de Jesus Cristo como “Rei dos polacos” aconteceu no passado dia 19 de Novembro, na Igreja da Divina Misericórdia, em Cracóvia, depois de o Parlamento do país ter aprovado a medida em Abril passado.

Milhares de católicos, incluindo o presidente do país, Andrzej Duda, bem como outros políticos, juntaram-se na missa cerimonial, onde o cardeal Dziwisz vincou que não há que ter “medo” deste acto, uma vez que o “reinado” de Jesus Cristo “não ameaça ninguém, porque é expresso através do amor com que foi crucificado”, conforme cita o site polaco Gazeta.pl.

A coroação de Jesus Cristo como Rei da Polónia é uma ideia antiga, que vem desde o início do Século XX. Tudo começou quando uma enfermeira polaca, Rozalia Celakowna, teve uma visão que lhe apontava o caminho da guerra para o país, caso Nosso Senhor não fosse coroado rei.

A Igreja polaca foi contra a ideia, durante muitos anos, alegando que era “inapropriada e desnecessária”. Mas no início de 2016, o bispo Andrzej Czaja assumiu a coroação de Jesus Cristo como “teologicamente aceitável”.

A Conferência Polaca de Bispos trata de salientar que o gesto não visa entregar “honra e poder” a Jesus Cristo, mas que é “um reconhecimento nacional da sua soberania sobre o universo“.

O presidente polaco, que pertence ao partido conservador Lei e Justiça (PiS), marcou presença na primeira fila da missa cerimonial e partilhou fotos do momento no seu perfil do Twitter.»

26 de Novembro, 2016 Carlos Esperança

O argumento da invisibilidade

Os crentes usam todos os truques para tentarem provar a existência do seu ser imaginário.

Há boas razões para contrariar a onda de obscurantismo que ameaça fazer-nos retroceder à Idade Média.

Aqui fica uma resposta de Vítor Julião.

25 de Novembro, 2016 Carlos Esperança

Afinal, há quem acredite no Pai Natal

«CIENTISTAS AUSTRALIANOS ESTÃO A ESPALHAR O RUMOR DE QUE O PAI NATAL NÃO EXISTE
 Psicólogos australianos estão a espalhar o subversivo boato de que o Pai Natal não existe – e pedem aos pais que não incentivem os filhos a acreditar na existência do velhinho de barba branca.
Spoiler alert: se as prendas que recebe no Natal são entregues por um senhor de barba branca que desce de noite pela chaminé, não leia este artigo.

Milhões de crianças em todo o mundo – e alguns adultos – acreditam que o Pai Natal existe. Mas agora, uma equipa de psicólogos diz que isso pode ser prejudicial para as crianças.

O estudo foi publicado na revista norte-americana Lancet Psychiatry

23 de Novembro, 2016 Luís Grave Rodrigues

K K K

img_0794

22 de Novembro, 2016 Carlos Esperança

O embuste de Fátima

O Papa é livre de visitar o que quiser e de promover as virtudes da água benta produzida pela multinacional da fé a que preside.

Todavia, a contestação à visita é um ato cívico de denúncia onde esta petição tem lugar.

21 de Novembro, 2016 Carlos Esperança

O Opus Dei

Para quem menospreza a prelatura tão do agrado de JP2 e não saiba que é a mais poderosa das instituições da ICAR, aqui fica um artigo interessante.

O passado negro do fundador não lhe vedou os altares.