Loading
  • 4 de Fevereiro, 2015
  • Por Carlos Esperança
  • Ateísmo

“EM VERDADE VOS DIGO” – Crónica Ateísta (12)

Por

Onofre Varela

“Eu sou Charlie”

O hebdomadário satírico francês Charlie Hebdo foi alvo de um ataque cobarde e sangrento com a assinatura dos extremistas islâmicos, no dia 7 de Janeiro último. Os assassinos mataram “em nome de Deus”, alegadamente para “limparem o nome de Maomé” que, nas suas ópticas, teria sido conspurcado pelos desenhos satíricos dos caricaturistas.

Foi uma atitude assassina em desrespeito pelas liberdades democráticas, o que é acção habitual nas facções extremistas do Islão, com mais incidência desde a formação da Al Qaeda, organização terrorista islâmica nascida no Afganistão, com a liderança e o apoio
económico de Osama bin Laden, entretanto morto numa operação militar dos EUA, em Maio de 2011, mas que deixou seguidores. Não há quem lhes dê razão no acto que cometeram contra os jornalistas do Charlie, porém… (e neste “porém” é que reside o perigo) ouvi e li responsáveis católicos referirem como motivação da chacina a falta de respeito que o ocidente tem demonstrado pelos símbolos da fé islâmica!… Afirmo que tal observação é falaciosa.

Os caricaturistas respeitam Deus, Alá, Maomé e Jesus Cristo enquanto ícones religiosos. As caricaturas e as sátiras humorísticas em questão não são dirigidas à figura de Deus nem à dos seus profetas, mas sim aos extremistas que fazem malfeitorias em nome de Alá e Maomé. São as palavras e as acções destes extremistas que são criticadas, e não a divindade nem a própria religião islâmica. Aqui reside a diferença que os religiosos católicos mais fundamentalistas também não querem reconhecer por sentirem o seu fundamentalismo igualmente criticado.

Um extremista religioso é alguém com defeito de fabrico: tem os intestinos no crânio. Quando se mete a pensar e a actuar, só produz aquilo que os intestinos produzem. Perante esta espécie de animal vamos calar a nossa voz para não ferirmos susceptibilidade tão frágil?

Não! Nunca!… Os caricaturistas devem caricaturar como até aqui, porque a liberdade de expressão é uma conquista da Democracia. Se o sentimento religioso é sagrado, a liberdade de expressão é igualmente sagrada nesta Europa que se libertou do jugo religioso no século XVIII… precisamente em França.

OV
(O autor escreve sem obedecer ao último Acordo Ortográfico)

Diário de uns Ateus – Texto publicado na GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA, um jornal que acolhe a opinião de um ateu.

Perfil de Autor

Website | + posts

- Ex-Presidente da Direcção da Associação Ateísta Portuguesa

- Sócio fundador da Associação República e laicidade;

- Sócio da Associação 25 de Abril

- Vice-Presidente da Direcção da Delegação Centro da A25A;

- Sócio dos Bombeiros Voluntários de Almeida

- Blogger:

- Diário Ateísta http://www.ateismo.net/

- Ponte Europa http://ponteeuropa.blogspot.com/

- Sorumbático http://sorumbatico.blogspot.com/

- Avenida da Liberdade http://avenidadaliberdade.org/home#

- Colaborador do Jornal do Fundão;

- Colunista do mensário de Almeida «Praça Alta»

- Colunista do semanário «O Despertar» - Coimbra:

- Autor do livro «Pedras Soltas» e de diversos textos em jornais, revistas, brochuras e catálogos;

- Sócio N.º 1177 da Associação Portuguesa de Escritores

http://www.blogger.com/profile/17078847174833183365

http://avenidadaliberdade.org/index.php?content=165