Loading

Mês: Abril 2009

30 de Abril, 2009 Carlos Esperança

Beata Alexandrina de Balasar

Se a infalibilidade papal não fosse um dogma, e a de João Paulo II uma evidência, não se acreditaria que a bem-aventurada Alexandrina de Balasar tivesse vivido os últimos treze anos e sete meses de vida em jejum total e anúria. Apenas tomava a comunhão, como confirmou publicamente o referido Papa, que viveu com odor a santidade.

Pode até pensar-se que a morte pudesse ter ocorrido por falta de consagração da última hóstia, descuido que a terá privado do único alimento que a mantinha.

Apesar do tão longo e notável prodígio – viver do ar e da hóstia –, a Igreja católica, por caducarem os milagres em vida, exigiu-lhe currículo de defunta para elevação a beata. A taumaturga realizou o milagre, na área da neurologia, para uma emigrante portuguesa residente em França.
Dizem os biógrafos que a bem-aventurada Alexandrina, além dos excelentes êxtases das sextas-feiras, era acometida de ataques violentos pelo que foi diversas vezes exorcizada. Quem conhece a força do demónio e a raiva que nutre pela virtude, não lhe estranha o ódio a quem pediu ao papa que consagrasse o mundo contra o comunismo. Perante as orações da própria e os exorcismos do pároco, o Maligno rendeu-se e acabou por deixar em paz a devota e a URSS a cujo descalabro Alexandrina assistiu do Paraíso.

O 5.º aniversário da beatificação desta virtuosa mulher, ocorrido a 25 de Abril, passou despercebido no país, entretido em festarolas pela queda da curta ditadura de 48 anos, como se a eternidade se medisse em lustros ou a santidade precisasse de democracia.

Felizmente, enquanto cresce a devoção à beata, não faltam pedidos para a sua canonização. Não tardará o segundo milagre. Deus pode dormir mas os padres, não.

29 de Abril, 2009 Carlos Esperança

Radical

O governo egípcio anunciou hoje que iniciou a morte em massa de todos os porcos do país como medida de prevenção contra um possível surto de gripe suína, doença que matou sete no México, um nos Estados Unidos e atingiu outros nove países.

Comentário: A medida pode ser inútil para a saúde e prejudicial para a economia mas agrada certamente a Maomé.

29 de Abril, 2009 Carlos Esperança

Paradoxos

Papa conforta sinistrados e exige “exame de consciência”

O mau tempo – chuva, fortes rajadas de vento, frio – e os rumores de novos sismos não impediram que Bento XVI realizasse a sua visita paternal e histórica às zonas destruídas pelo terramoto do passado dia 6.

P – Paternal? Mas o homem tem filhos?

O sino de uma igreja que ruiu foi abençoado pelo Papa.

P – O sino estaria amaldiçoado ou teria expirado o prazo de validade da última bênção?

29 de Abril, 2009 Carlos Esperança

As religiões e a verdade

As Igrejas têm uma relação difícil com a verdade e uma aversão visceral à liberdade. Com a mesma desfaçatez com que garantem as conversas de deus com os profetas, juram que são vontade do mito, que os homens inventaram, os interditos que impõem aos crentes e o proselitismo com que querem globalizar os seus medos, mentiras e interesses.

Um Papa garante com o descaramento de outro marginal a vontade de um deus que sabe ter sido criado pelos homens para proveito dos seus padres e bispos.

Um aiatola excita-se com as lapidações de mulheres e decapitações de infiéis, não porque acredite que o seu alá se baba de gozo com as macabras manifestações mas pelo poder que conferem aos dignitários islâmicos.

Muitos profetas e santos doutores fizeram carreira de santidade e de sabedoria porque, no seu tempo, não era possível fazer o diagnóstico diferencial entre um eremita e um deprimido ou entre um idiota e um místico.

As religiões não passariam de uma manifestação de exotismo se não fossem prosélitas e detonadoras de guerras. Assim, são um perigo  que não se limita a odiar os porcos ou a adorar vacas, mas um instrumento de poder contra a paz e a liberdade, organizações que transformam cidadãos, pelo medo, em beatos, tímidos e idiotas.

28 de Abril, 2009 Carlos Esperança

Os padres também se enganam

RIO – Proibidos pela Igreja Católica de filmarem no Vaticano, os produtores de “Anjos e demónios”, o capítulo anterior do polémico “O código Da Vinci” tinham um problema pela frente: como reproduzir, o mais fielmente possível, os cenários…?

Disfarçados de turistas, fotógrafos e cinegrafistas passaram semanas “visitando” o Vaticano e registando detalhes de tudo o que podiam. A partir dessas imagens, foram construídas réplicas detalhadas de pontos como a Capela Sistina e a Praça de São Pedro, locais-chave para a história.

Nota: E assim se contorna a censura.

28 de Abril, 2009 Carlos Esperança

Turquia – Perigo islâmico

Istambul, 27 abr (EFE).- Pelo menos 100 pessoas foram detidas hoje em uma grande operação antiterrorista da Polícia turca contra várias organizações radicais islâmicas em todo o país, segundo informaram veículos de imprensa turcos.