Loading
  • 13 de Dezembro, 2008
  • Por Carlos Esperança
  • Catolicismo

O Vaticano e a vida

Longe de mim insinuar que o Papa acredita na bondade da sua religião, ou, sequer, na existência do seu deus, mas seria ingénuo não ver no rol de pecados que anuncia a mão de um velho censor que abomina a ciência com a ferocidade de um talibã.

Se adivinhasse, Constantino – o imperador que converteu a heresia judaica de Paulo de Tarso em religião do Império romano e encomendou a Eusébio de Cesareia um corpo uniforme de doutrina a partir das vinte e sete versões dos Evangelhos –, certamente teria mandado acrescentar as proibições canónicas com que B16 envergonha os crentes e irrita a comunidade científica internacional.

«O Vaticano condena a fertilização in vitro, a investigação com células estaminais embrionárias, pílulas do dia seguinte, clonagem reprodutiva ou com fins terapêuticos, diagnóstico genético pré-implantatório para evitar defeitos genéticos, criopreservação de embriões ou ovócitos para fertilização artificial, interferência no número de embriões implantados para prevenir gravidezes múltiplas, recurso à injecção intracitoplásmica de espermatozóides para ultrapassar problemas de fertilidade masculina, manipulação genética para qualquer forma que não seja tratamento médico» – lê-se hoje no Público.

Se Bento 16 se limitasse a impor os seus preconceitos aos crentes, e deixasse em paz os que lutam para aliviar o sofrimento humano, nada haveria a opor, mas o sumo pontífice, que tem a santidade como profissão, não desiste de convocar o seu poderoso exército de bispos, padres e beatos contra a ciência.

Nos países onde a laicidade ainda não chegou as leis reflectem os preconceitos clericais e a saúde e a própria vida estão sujeitas à sua vontade. Por isso, em nome da vida e da felicidade, é preciso lutar contra a vontade dos padres atribuída a um deus de cuja existência não apresentam provas.

Perfil de Autor

Website | + posts

- Ex-Presidente da Direcção da Associação Ateísta Portuguesa

- Sócio fundador da Associação República e laicidade;

- Sócio da Associação 25 de Abril

- Vice-Presidente da Direcção da Delegação Centro da A25A;

- Sócio dos Bombeiros Voluntários de Almeida

- Blogger:

- Diário Ateísta http://www.ateismo.net/

- Ponte Europa http://ponteeuropa.blogspot.com/

- Sorumbático http://sorumbatico.blogspot.com/

- Avenida da Liberdade http://avenidadaliberdade.org/home#

- Colaborador do Jornal do Fundão;

- Colunista do mensário de Almeida «Praça Alta»

- Colunista do semanário «O Despertar» - Coimbra:

- Autor do livro «Pedras Soltas» e de diversos textos em jornais, revistas, brochuras e catálogos;

- Sócio N.º 1177 da Associação Portuguesa de Escritores

http://www.blogger.com/profile/17078847174833183365

http://avenidadaliberdade.org/index.php?content=165