Vaticano – Monarquia absolutista
Compreende-se melhor o amor acrisolado dos crentes ao Papa de turno se pensarmos que o próximo será sempre pior do que o anterior ou, pelo menos, mais raivoso para com a democracia e a modernidade.
Bento 16, regedor do Vaticano, escolheu a profissão de papa católico adoptando o nome de um antecessor que as potências vencedoras da guerra de 1914/18 excluíram das negociações de paz, apesar da força da hábil diplomacia do pequeno e perigoso Estado. Bento 15 fez homilias a favor da paz mas era conivente com os países que provocaram a guerra. Foi, pois, por uma questão de higiene que o expulsaram das negociações.
O papa actual é um intelectual culto e um prosélito que não hesita nos meios para obter para a sua Igreja os benefícios que sabe injustos e limitadores da soberania dos povos. Pouco lhe interessa que deus não exista. O que o preocupa é o seu próprio poder e o do catolicismo.
Quando afirmou que a evangelização da América do Sul foi feita de forma pacífica, B16 sabia que a mentira era da dimensão da sua hipocrisia mas não deixou de tentar enganar os desconhecedores da evangelização feita por portugueses e espanhóis.
O Papa sabe como o seu clero oprime o povo de Timor, Malta e outros países onde a democracia é débil e forte a superstição religiosa. Conhece os entraves que tem posto ao combate à SIDA e às doenças sexualmente transmissíveis; como é cúmplice da miséria por dificultar o planeamento familiar; como os seus núncios intrigam e chantageiam para evitar a modernização das leis da família.
Tal como fizeram com o seu antecessor B15, as democracias devem excluir o Vaticano dos organismos internacionais, isto é, só devem aceitar Estados democráticos.
Perfil de Autor
- Ex-Presidente da Direcção da Associação Ateísta Portuguesa
- Sócio fundador da Associação República e laicidade;
- Sócio da Associação 25 de Abril
- Vice-Presidente da Direcção da Delegação Centro da A25A;
- Sócio dos Bombeiros Voluntários de Almeida
- Blogger:
- Diário Ateísta http://www.ateismo.net/
- Ponte Europa http://ponteeuropa.blogspot.com/
- Sorumbático http://sorumbatico.blogspot.com/
- Avenida da Liberdade http://avenidadaliberdade.org/home#
- Colaborador do Jornal do Fundão;
- Colunista do mensário de Almeida «Praça Alta»
- Colunista do semanário «O Despertar» - Coimbra:
- Autor do livro «Pedras Soltas» e de diversos textos em jornais, revistas, brochuras e catálogos;
- Sócio N.º 1177 da Associação Portuguesa de Escritores
http://www.blogger.com/profile/17078847174833183365
http://avenidadaliberdade.org/index.php?content=165