Três tristes freiras
Itália – Uma briga entre três freiras do Convento Santa Clara, na Cidade de Bari, foi parar no Vaticano que deve dar uma solução para o impasse. As relações entre as irmãs Clarissa, que fazem parte da uma das ordens mais rigorosas da Igreja Católica, dedicando-se a uma vida de oração, penitência e contemplação, se deterioraram a tal ponto que a madre superiora, irmã Liliana, foi parar no hospital com arranhões no rosto e escoriações pelo corpo. Em carta ao papa Bento XVI, ela avisou que só a vontade de Deus seria capaz de tirá-la do local onde passou os últimos 44 anos de sua vida. Mesmo assim, o convento pode ser fechado.
Em Itália está em vias de mudar de ramo um convento em que as três últimas freiras, fartas de jejuns, orações e penitência, se envolveram à pancada. A gravidade do assunto aguarda a intervenção do gerente Bento XVI, director-geral da multinacional da fé a que as religiosas estão avençadas.
Não sei como é possível conservar cárceres privados em países civilizados, deixar conventos entregues aos carcereiros sem que assistentes sociais, psiquiatras e magistrados vigiem as condições de higiene, as liberdades individuais e as agressões psíquicas e físicas feitas em ambientes repressivos, sem respeito pela pessoa humana.
Pio IX, adversário da modernidade, dizia que a Igreja católica era incompatível com a liberdade e a democracia – sábias palavras de quem conhecia a ICAR. Foi ele o papa que excomungou o socialismo e o liberalismo e inventou os dogmas da Imaculada e o da sua própria infalibilidade. Era um reaccionário em estado bruto, um troglodita cujo Syllabus da encíclica Quanta Cura é um monumento de intolerância, fanatismo e torpeza intelectual.
Mas Pio IX, apesar da santidade que o supersticioso polaco JP2 lhe reconheceu, perdeu o poder temporal, e é hoje um atentado contra os direitos humanos deixar os conventos nas mãos de seitas de conduta duvidosa, passado arrepiante e mentalidade obsoleta.
É altura de libertar dos conventos as freiras e frades enclausurados contra a sua vontade ou vítimas de doenças mentais. A civilização é incompatível com os velhos redutos do poder temporal dos papas católicos.
Perfil de Autor
- Ex-Presidente da Direcção da Associação Ateísta Portuguesa
- Sócio fundador da Associação República e laicidade;
- Sócio da Associação 25 de Abril
- Vice-Presidente da Direcção da Delegação Centro da A25A;
- Sócio dos Bombeiros Voluntários de Almeida
- Blogger:
- Diário Ateísta http://www.ateismo.net/
- Ponte Europa http://ponteeuropa.blogspot.com/
- Sorumbático http://sorumbatico.blogspot.com/
- Avenida da Liberdade http://avenidadaliberdade.org/home#
- Colaborador do Jornal do Fundão;
- Colunista do mensário de Almeida «Praça Alta»
- Colunista do semanário «O Despertar» - Coimbra:
- Autor do livro «Pedras Soltas» e de diversos textos em jornais, revistas, brochuras e catálogos;
- Sócio N.º 1177 da Associação Portuguesa de Escritores
http://www.blogger.com/profile/17078847174833183365
http://avenidadaliberdade.org/index.php?content=165