Loading

Cientologia acusada na Bélgica

O ministério público da Bélgica levará a Igreja da Cientologia a tribunal com acusações de extorsão, fraude, exercício ilegal de medicina e contratos com cláusulas abusivas. O procurador acusará doze pessoas individuais, e a própria Igreja da Cientologia será acusada de ser uma organização criminosa.

A cientologia é uma igreja fundada em 1953 por L. Ron Hubbard, um ex-escritor de ficção científica que abusava do alcóol e dos comprimidos. Os cientologistas acreditam que, há 75 milhões de anos atrás, um comandante extra-terrestre chamado «Xenu» resolveu o problema da superpopulação nesta parte da galáxia despejando em vulcões da Terra a população em excesso, que teria sido liquidada com bombas-H. Ainda de acordo com a religião cientologista, as «almas» destas pessoas teriam sido aprisionadas com feixes electrónicos, e em seguida o malvado «Xenu» tê-las-ia exposto a sessões contínuas de filmes 3-D, processo durante o qual teriam sido «implantadas» nas «almas» falsas memórias de «Deus», «Cristo», «Diabo» e de outros acontecimentos. Estas «almas» (ou «Thetans») teriam depois invadido todos os seres vivos, e quem se quiser libertar delas terá que aderir à Igreja da Cientologia e seguir os seus «cursos» (pelos quais se paga bom dinheiro), e submeter-se aos «tratamentos» com maquinetas absurdas patenteadas pela Igreja. Durante esses cursos, obtêm-se geralmente confissões sobre a vida privada das pessoas, que posteriormente são usadas para intimidar e chantagear os desgraçados que caíram na ratoeira. Supostamente, quem seguir todas as instruções e tiver o dinheiro suficiente pode chegar a um ponto em que não apenas remove todas as «memórias negativas» («engramas»), como se cura de qualquer doença mental. Uns passos mais à frente, a Cientologia garante que os seus crentes ganham controlo sobre «o espaço, a matéria e o tempo» (incluindo a capacidade de mexer objectos com a mente).

Como é evidente, os mitos fundadores da cientologia não são menos disparatados do que a narrativa do génesis, e o «esquema» cientologista de controlo dos indivíduos não é diferente (a não ser em questões de grau) daquele usado por igrejas milenares, como a ICAR. Simplesmente, a cientologia é mais competente do que as religiões tradicionais no controlo interno dos indivíduos, no combate às heresias e aos críticos externos, na recolha de dinheiro, e nas pressões políticas. A Cientologia conta hoje com cerca de dez milhões de crentes, incluindo estrelas de cinema como John Travolta e Tom Cruise. Entre as igrejas fundadas no século 20, será provavelmente a que teve mais sucesso. Prevejo que será consensualmente respeitável dentro de cinquenta anos.

Perfil de Autor

Website | + posts