Subterfúgios – Bruno Miguel Resende
Subterfúgios é uma evasiva criativa à racionalidade e às realidades torpes fornecidas por politicas, religiões e jogos de possessão e submissão, é uma forma de anti-arte, uma forma das infinitas possíveis, de usar livremente o pensamento e o exprimir sem amarras, sem leis de obrigação e negação, sem preocupações estéticas e morais. Não se inventa a roda, mas dela se pode usufruir ao máximo das capacidades, nome do inventor é desprezível, tudo é inventado no pensamento, aquele que pode ser usufruído livremente em todo e qualquer contexto.
O processo de criatividade é sempre moldado e enriquecido por contextos externos, revolução permanente, nele destaco grandes revolucionários ideológicos nas realidades e ficções, André Breton, impulsionador do movimento surrealista, expressão ditada pela ausência de qualquer controlo, liberdade na mais pura essência, nele se englobam Luiz Buñuel, René Magritte, Dalí. Também em Espanha Orwell encontrou a liberdade, seu conceito, entre os anarquistas libertadores, conceito esse tão incrivelmente exposto na sua inversão em 1984.
Em Solaris de Stanislaw Lem encontrei o conceito máximo do conhecimento Humano, o seu limite, ficção e psicologia elevadas ao máximo, quando não entendemos a realidade por esta ser excessivamente complexa tão fácil será dizer “não sei”. Kafka demonstra o mundo surreal dos Homens, o conceito de degeneração, um ciclo aparentemente imparável de opressão e submissão, hierarquizações infinitas e a perda completa do sentido de existência Humana.
Pela incrível paixão pelo pensamento e conhecimento, sua defesa em qualquer contexto, saliento Giordano Bruno, o homem que sozinho enfrentou o Império das trevas, pensou, raciocinou, conheceu e expressou a liberdade, tão incrível é ler o seu Tratado de Magia, os seus fantásticos raciocínios científicos sobre a conservação de massa e energia, capacidades da memória, infinitude do Universo, aliados às mais estranhas mitologias, relâmpago que cai do céu e queima todos os pêlos púbicos de uma mulher.
Fantásticas criatividades também encontradas sobre a forma de religiões, as que perscrutam a Natureza e dela extraem divindades mescladas com as mais puras convicções Humanas, tantos fascinios nos traz o Antigo Egipto, os Aztecas, os Maias, tão criativamente preenchiam as falhas de conhecimento, deuses e deusas magnificientes tecidos nos mais fantásticos desejos e medos Humanos.
Cinematograficamente realço a criatividade de Vicenzo Natali, Daren Aronofsly, David Lynch, Clive Barker e Alejandro González Iñárritu. Na banda desenhada Enki Bilial e Kent Williams. Na música Nitin Sawhney, Primitive Reason, Sibelius, Massive Attack, Royksopp, Banco de Gaia, Kaya Project, e sobretudo Trance Psicadélico, a liberdade no seu expoente máximo, a fraternidade plena entre Homens, Natureza e música, a plenitude pessoal, a alteração de consciência mais elevada, a reunião de tudo o que existe de benigno neste Mundo. Concepção da realidade, sem ela nunca saberia o que seria a imaginação, Sam Harris, Richard Dawkins, Christopher Hitchens, Schopenhauer, Nietzsche, Bakunin, Kropotkin, etc.
Pelas criatividades das diversidades máximas me inspirei para este livro, igualmente pelos mais belos pormenores da Vida, a contemplação de uma cascata, a solidão meditativa entre Natureza inviolada pelo Homem, as excelsas experiências sexuais nos prazeres mais magnificientes, o simples acarinhar de um gato. Em plenitude de liberdade exponho aqui alguns textos do livro, uma surrealização do desejo sexual extremo em concretização do sonho impossível em Devassidões Abismais, a recta circular das vivências degenerativas em Bidireccionalidade Unilateral e um poema filosófico sobre a concretude das coisas em contraste com as superficialidades descarregadas pelas sociedades convencidas e irracionais em Perscrutação.
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