Fotos papais à venda
O Vaticano decidiu colocar à venda na internet cerca de 50 mil fotos, para já, dos arquivos do jornal oficial da cidade-Estado, o Osservatore Romano, fundado em 1861, poucos meses depois da proclamação do Reino da Itália (17 de Março de 1861). As funções do jornal eram, para além de apologéticas, claramente políticas, característica que se mantém até hoje. Outra característica que se mantém no jornal é o anti-semitismo, aberto até 1939, em plena II Guerra Mundial, mais disfarçado a partir de então.
A maioria das fotografias retrata Bento XVI em actividades públicas sortidas mas também é possível comprar outras fotos, já que o arquivo compreende, para além de imagens de outros pontífices, especialmente João Paulo II, João Paulo I e Paulo VI, cerca de 1200 fotos do período entre 1933 a 1975. Este acervo, para além dos pios Pios, Bento XV e João XXIII, disponibliza fotografias de Benito Mussolini*.
O preço de cada foto – estritamente para uso pessoal- em suporte papel, varia entre 2 e 64 euros mais portes de correio. Os que desejarem suporte digital pagam 8 euros por foto mais 1 euro para gravação em CD. Quem quiser publicar alguma das fotos paga, por cada vez que a publica, uma tarifa que depende do tipo de publicação, ou seja, não compra a foto apenas o direito à publicação.
*Nesta página de pesquisa escrever Mussolini.