Loading

Tu stultus es

Tu stultus es (tu és estúpido) é o motto do meu jornal satírico favorito «The Onion», publicado em suporte celulósico desde 1988, inicialmente por estudantes da Universidade de Wisconsin, na rede desde 1996 e hoje em dia sedeado em New York.

A minha Cebola favorita tem-me fornecido não só artigos satíricos de um humor inigualável como confirmações hilariantes da máxima do jornal, normalmente proporcionadas por devotos cristãos que acreditam ser verdade as fabulosas caricaturas que os fundamentalistas cristãos e as suas ululantes «causas» permitem.

Estou a lembrar-me da patetada cristã em torno dos livros Harry Potter, em que uma mentecapta, a fazedora de opinião cristã Helen Makkai, acreditou sem pestanejar na notícia obviamente falsa da Cebola que reportava uma atracção pelo satanismo nos seus pequenos leitores e deu origem ao movimento que vilifica os livros de J. K. Rowling, nos quais se inclui Bento XVI.

Uma das minhas favoritas aconteceu durante a minha estadia nos Estados Unidos e um dos meus colegas de laboratório, igualmente devoto da Cebola, fez questão que eu comprovasse no jornal da sua cidade natal, algures no Mississipi, a profunda verdade do motto. Esta foi despoletada por um artigo simplesmente fabuloso sobre os protestos de fundamentalistas cristãos em relação à inclusão da 2ª lei da Termodinâmica nos curricula escolares. A segunda lei da termodinâmica diz que num processo espontâneo a entropia do Universo aumenta e, tal como no artigo do Onion, uns devotos locais protestavam «um princípio científico profundamente perturbador que ameaça a compreensão do Universo de Deus pelas nossas crianças».

A semana passada a blogosfera americana teve um momento alto de hilariedade quando o escriba do blog anti-aborto e fundamentalista cristão «March Together for Life» [nota: o artigo foi alterado com imagens chocantes e falsas depois de ter sido transformado num fenómeno da internet pelo que não indico a respectiva hiperligação] tropeçou num artigo velho de sete anos «I’m Totally Psyched About This Abortion!». O devoto cristão, com longa prática de considerar serem verdades literais as barbaridades da Bíblia, acreditou piamente no que leu e atacou visceralmente o artigo num post que rapidamente catapultou o obscuro blog para uma notoriedade nunca antes imaginada.

Um artigo «histórico» da Cebola, «Christ Kills Two, Injures Seven In Abortion-Clinic Attack» caricaturava magistralmente as inconsistências cristãs em relação à «defesa intransigente» da vida mas suponho que também neste caso o sarcasmo passe ao lado da maioria dos fundamentalistas cristãos. Quiçá por alguma lesão cerebral pré-frontal que impede aos que a apresentam perceberem mais que o significado literal das palavras…

Perfil de Autor

Website | + posts