Um feriado bizarro
Hoje é dia da festa do corpo de Deus. Que os créus gozem o corpo são os votos de ateu inveterado que sabe que há corpos mais apetitosos e melhor conservados.
Não sei se se deve à eucaristia e à propensão teofágica dos avençados do divino o duplo sentido da palavra «comer» quando se refere a corpos, excluídos, por desuso, os hábitos antropofágicos.
Seguramente, por mais devoção que os crentes sintam, não lhes apraz percorrer o corpo de Deus em místico delírio, num turbilhão de emoções, num percurso onde se misturam fluidos e se esbate a loucura da paixão.
Só Teresa de Ávila, que a ICAR, na dúvida entre a excitação erótica e a paixão mística, elevou aos altares, terá sentido o prazer de devorar um corpo que imaginava, de afagá-lo com sofreguidão e entrar em êxtase.
Na excitação era o filho que via e não o pai ou o Espírito Santo. Era ao jovem de tanga que arrancava os cravos e descia da cruz para se aquecer nas noites frias do convento e saciar-se na solidão da cela.
A imaginação prodigiosa da ICAR há-de levá-la a propor um feriado para a festa do santo prepúcio ou, na loucura da devoção mariana, umas santas férias para o bendito hímen que resistiu ao parto.
Hoje, no Porto, a procissão do Corpo de Deus vai obrigar a cortes de trânsito em várias artérias da Baixa, a partir das 16H30. Se fosse a procissão do Corpo de Claudia Schiffer era maior a festa e a cidade inteira que ficava intransitável.
Perfil de Autor
- Ex-Presidente da Direcção da Associação Ateísta Portuguesa
- Sócio fundador da Associação República e laicidade;
- Sócio da Associação 25 de Abril
- Vice-Presidente da Direcção da Delegação Centro da A25A;
- Sócio dos Bombeiros Voluntários de Almeida
- Blogger:
- Diário Ateísta http://www.ateismo.net/
- Ponte Europa http://ponteeuropa.blogspot.com/
- Sorumbático http://sorumbatico.blogspot.com/
- Avenida da Liberdade http://avenidadaliberdade.org/home#
- Colaborador do Jornal do Fundão;
- Colunista do mensário de Almeida «Praça Alta»
- Colunista do semanário «O Despertar» - Coimbra:
- Autor do livro «Pedras Soltas» e de diversos textos em jornais, revistas, brochuras e catálogos;
- Sócio N.º 1177 da Associação Portuguesa de Escritores
http://www.blogger.com/profile/17078847174833183365
http://avenidadaliberdade.org/index.php?content=165