Loading

O estranho mundo das religiões (11/5/2006)

  1. No Nepal, uma mulher budista foi condenada a doze anos de prisão por ter comido uma vaca. Não lhe serviu de nada alegar que tinha fome: o Nepal é oficialmente de religião hindu e portanto as vacas são sagradas e protegidas pela lei.
  2. Na Malásia, um casal de chineses foi processado, e pode ser preso, por se ter abraçado e beijado em público. Não eram muçulmanos, mas na Malásia a lei da maioria islâmica tem sido aplicada a toda a população. Em Kuala Lumpur, houve uma manifestação pelo direito a namorar em público.
  3. No Pacífico, no micro-Estado de Vanuatu, os seguidores de um «culto da carga» acreditam que a ajuda económica que os EUA decidiram dar à sua ilha significa que as suas preces foram atendidas: nesta ilha (e noutras do Pacífico), as pessoas vestem-se com fatos imitando os soldados americanos dos anos 40 e marcham com «espingardas» feitas de bambu, na esperança de que os grandes carregamentos de utensílios que ali chegaram durante a guerra voltem a acontecer. Os líderes da pequena nação do Pacífico explicarão agora aos seguidores da religião «John Frum» («Hello, I´m John from America») que, apesar das aparências, a sua religião não funcionou.

Perfil de Autor

Website | + posts