Loading

O sucesso económico da Igreja de Inglaterra

O relatório financeiro anual da Igreja de Inglaterra indica-nos que de facto a religião é um dos ( se não o mais) negócios mais lucrativos existentes. Assim, o «valor» da Igreja, em propriedades e acções, saltou de 800 milhões de libras (aproximadamente 1 200 milhões de euros) no ano passado para cerca de 5 biliões este ano.

Os lucros da Igreja, que como as suas congéneres em todo o mundo não paga um cêntimo de impostos, servem essencialmente para manter o clero anglicano, isto é, é gasto quasi na totalidade em pensões e salários. Claro que a manutenção de um estilo de vida condigno com a condição eclesiástica, especialmente das cúpulas, não sai barato e são necessárias outras fontes de financiamento. Assim, não é de estranhar que embora a Igreja esteja mais «rica» o dinheiro disponível para «caridade» seja cada vez menos …

E que cada vez mais a Igreja venda a investidores sem… os escrúpulos «éticos» característicos das religiões, complexos de habitação social, muitos deles em localizações privilegiadas, anteriormente na sua posse. Que como consequência os inquilinos sejam praticamente expulsos das suas casas pelos novos donos é algo que certamente a Igreja nunca previu… e afinal é preciso dinheiro para manter o papel vital na vida britânica que a Igreja se autoproclama deter! Proclamação com que poucas pessoas concordam…

Enfim, pelo menos a Igreja de Inglaterra torna público o seu relatório financeiro. Nunca de tal ouvi falar em relação à Igreja Católica…

Perfil de Autor

Website | + posts