Documentário do ano
A BBC4 passou este ano um documentário em três episódios, que espero chegar a Portugal, escrito por Jonathan Miller, um médico que se tornou um dos mais aclamados directores britânicos de ópera e teatro, intitulado Jonathan Miller’s Brief History of Disbelief (Breve história da descrença).
Num ano marcado pelas IDiotias dos fundamentalistas cristãos americanos que têm na ciência a principal inimiga da fé são interessantes as declarações do produtor/director desta série, Richard Denton, que confessa que as suas ideias preconcebidas de que tinha sido a ciência a grande culpada da erosão da fé foram abaladas pela descoberta proporcionada pelo documentário de que fora a filosofia, ou antes a atitude filosófica que consiste em não aceitar certezas e crenças estabelecidas, o factor que mais contribuira para a descrença.
Em adição ao documentário foram emitidas seis entrevistas de meia hora, The atheism tapes, com alguns dos colaboradores do documentário. De realçar a primeira entrevista da série, um tributo ao recentemente falecido dramaturgo americano Arthur Miller, o autor, entre outras, da peça «Morte de um caixeiro-viajante».