Teoria da Queda Inteligente
O jornal satírico «The Onion» publicou mais uma peça deliciosa, obviamente destinada a ridicularizar os argumentos IDiotas dos criacionistas que pululam até nesta Europa supostamente mais livre dos fundamentalismos obscurantistas cristãos.
Simplesmente de leitura imprescindível, como estes excertos hilariantes demonstram:
Enquanto continua o debate acerca do ensino da evolução nas escolas públicas, uma nova controvérsia acerca dos curricula de ciência surgiu esta segunda-feira neste (Kansas) estado em guerra. Cientistas do Centro Evangélico para a Explicação Baseada na Fé, ECFR, afirmam que a há muito aceite «teoria da gravidade« tem falhas e respondem a esta teoria com uma nova teoria da Queda Inteligente.
«As coisas não caem porque são actuadas por uma qualquer força gravitacional, mas porque uma inteligência superior, ‘Deus’ se quiserem, as puxa para baixo» afirmou Gabriel Burdett, graduado em Educação, Escrituras Aplicadas e Física da Universidade Oral Roberts.
Burdett acrescentou: «A gravidade- que é ensinada às nossas crianças como uma lei – assenta em enormes falhas de conhecimento. A lei prevê uma força mútua entre todos os corpos com massa mas não se consegue explicar essa força. O próprio Isaac disse ‘Suspeito que as minhas teorias podem depender de uma força pela qual filósofos procuraram em vão na natureza’. Claro que ele alude a um poder superior»
Fundada em 1987, a ECFR é a instituição líder a nível mundial da Física Evangélica, um ramo da Física baseada na interpretração literal da Bíblia.
De acordo com um artigo da ECFR publicado simultaneamente no International Journal Of Science e na revista juvenil «A palavra de Deus para adolescentes» há muitos fenómenos que não podem ser explicados apenas pela gravidade secular, incluindo mistérios como voam os anjos, como ascendeu Jesus ao Céu e como Satã caiu quando foi expulso do Paraíso.
(…)
Os proponentes da Queda Inteligente afirmam que as diferentes teorias utilizadas pelos físicos seculares para explicar a gravidade não são internamente consistentes. Mesmo os críticos da Queda Inteligente admitem que as ideias de Einstein sobre a gravidade sao irreconciliáveis matematicamente coma mecânica quântica. Este facto, afirmam os proponentes da Queda Inteligente, prova que a gravidade é uma teoria em crise.
(…)
«Os defensores da gravidade de mentes fechadas não conseguem arranjar forma de fazer corresponder a teoria da relatividade geral de Einstein com o mundo sub-atómico» afirmou a Dra. Ellen Carson, uma das principais peritas em Queda Inteligente conhecida pelo seu trabalho com o Ministério da Juventude do Kansas. «Têm tentado fazê-lo quase há um século e, apesar de todas as suas observações empíricas e dados compilados cuidadosamente ainda não sabem como fazê-lo»
“Os cientistas tradicionais admitem que não conseguem explicar como funciona a gravitação,» disse Carson. «O que é necessário que os cientistas em defesa da agenda da gravidade percebam é que ‘ondas gravitacionais’ e ‘gravitões’ são apenas palavras seculares para ‘Deus pode fazer o que quer que queira’»
(…)
Esperemos que nenhum alucinado cristão depare com a notícia e pense que é verdade, como aconteceu com os livros Harry Potter, em que uma mentecapta, a fazedora de opinião cristã Helen Makkai, acreditou sem pestanejar na notícia obviamente falsa e deu origem ao movimento que vilifica os livros de J. K. Rowling, nos quais se inclui o «santo» e esclarecido Bento XVI.