Notas piedosas
Matrimónio – O papa, grande defensor do matrimónio, exorta a sociedade a não ceder «a certas vozes que parecem confundir o matrimónio com outras formas de união tão diferentes, ou mesmo contrárias, ou que parecem considerar os filhos como meros objectos para satisfação própria». É espantoso como um homem que recusou sempre o matrimónio, e evitou fazer um único filho, se considera uma autoridade em tais matérias.
Constituição Europeia – Enquanto o Vaticano lamenta a omissão das raízes cristãs, os cidadãos recordam a Revolução Francesa e as lutas liberais que fizeram a democracia, sempre contra a vontade dos sucessivos papas. A liberdade deve pouco à religião mas devem-lhe muito a escravatura, o colonialismo, o fascismo e as monarquias absolutas. Quem defendeu a origem divina do poder em detrimento da legitimidade popular?
EUA – O velho ditador JP2 já manipula as próximas eleições presidenciais. Prefere o candidato republicano ao democrata, apesar deste ser um católico moderado e Bush um metodista exaltado. O papa não tolera que J. F. Kerry seja favorável à liberalização do aborto. Assim, deu ordem aos bispos católicos para recusarem a comunhão a quem defenda semelhante ideia. Sabendo-se como a eucaristia é um aperitivo indispensável aos bons católicos, calcula-se o número de deserções das hostes democráticas para evitarem o síndrome de privação da hóstia.
Polícia Judiciária – Há quem censure a direcção da PJ pela transferência dos investigadores dos crimes de corrupção no futebol. Temem que a operação «Apito Dourado» se transforme num apito laranja reduzido ao silêncio. É uma injustiça para quem pôs a PJ a investigar os casos de aborto que estão a ser julgados em Setúbal. Há quem prefira o combate ao crime à erradicação do pecado, sem lhe ocorrer que este pode levar à eterna perdição da alma.
Perfil de Autor
- Ex-Presidente da Direcção da Associação Ateísta Portuguesa
- Sócio fundador da Associação República e laicidade;
- Sócio da Associação 25 de Abril
- Vice-Presidente da Direcção da Delegação Centro da A25A;
- Sócio dos Bombeiros Voluntários de Almeida
- Blogger:
- Diário Ateísta http://www.ateismo.net/
- Ponte Europa http://ponteeuropa.blogspot.com/
- Sorumbático http://sorumbatico.blogspot.com/
- Avenida da Liberdade http://avenidadaliberdade.org/home#
- Colaborador do Jornal do Fundão;
- Colunista do mensário de Almeida «Praça Alta»
- Colunista do semanário «O Despertar» - Coimbra:
- Autor do livro «Pedras Soltas» e de diversos textos em jornais, revistas, brochuras e catálogos;
- Sócio N.º 1177 da Associação Portuguesa de Escritores
http://www.blogger.com/profile/17078847174833183365
http://avenidadaliberdade.org/index.php?content=165